Estatisticas

quarta-feira, junho 26, 2013

Para onde vai o mundo do trabalho ?



Para onde vai o mundo do trabalho ?

Quando pensamos em trabalho, normalmente vem à mente "trabalhar para ganhar dinheiro".  Só que esquecemos que trabalho acontece o tempo todo, de todas a formas, para as mais diversas finalidades, não só a econômica.  Hoje o sentido de trabalho está praticamente reduzido a produtividade, o que reforça a ideia de trabalho como uma "carga inevitável".  

Assim, trabalhamos esquecendo da essência do trabalho.  E justificativas não faltam:  "trabalho porque preciso", "trabalho porque não tenho marido para me sustentar", "trabalho porque quero manter ou aumentar meu poder de compra e de status social".  

Vale a pena ler Marcuse, filósofo alemão  que aborda o quanto a visão econômica de trabalho nos faz perder contato com o significado real, mais abrangente de trabalho, ligado à existência humana.  Essa definição mais ampla de trabalho nos faz reconhecer o trabalho como uma lei natural.     

Pense no trabalho da natureza, no trabalho de todas as pessoas a quem devemos os serviços mais essenciais, pense  no nosso organismo, que trabalha incessantemente através de seus complexos sistemas para nos mantermos vivos e em condições de enfrentar os desafios da nossa experiência na Terra.  Pense no trabalho do universo, ou seja, se pararmos pra pensar, constataremos que tudo trabalha o tempo todo, o trabalho está em tudo e em todas as coisas. 

O mundo do trabalho virou um tema atual e vem sendo abordado sob várias óticas pelas instituições, organizações, empresas, mundo acadêmico e por muitos profissionais e pessoas de destaque na midia e no mundo corporativo.   

As crises financeiras macro e micro econômica têm nos exortado a uma reavaliação das condições reais dos nossos trabalhos e de como lidamos e nos sentimos com o nosso trabalho. A grande maioria das pessoas tem estado apreensiva com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado. 

E quando conseguimos parar para refletir sobre o trabalho em nossa vida, muitas vezes nos deparamos com um dos piores sentimentos que o ser humano pode ter:  frustração.       

E então o que fazer para reencantar o trabalho ?  

Temos muitos temas a desenvolver ao pensar em como reencantar o trabalho.  Como evitar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo ? Como tornar o trabalho também um instrumento terapêutico ? Como realizar-se através do trabalho ? Como lidar com empregos massacrantes ? O que fazer quando falta trabalho ?  Como realizar-se através do trabalho ? Como lidar com demissões ou com a impossibilidade de um trabalho ?  O que estamos realizando e plantando através do trabalho ? 

Há muitas situações de contraste e muitas formas de organização do trabalho.  Precisamos revê-las e nos situar para que tenhamos condições de arejar nossa mente e construir novas crenças e atitudes diante do trabalho.  


0 comentários:

Postar um comentário

-Faça comentários relativos ao assunto abordado.
-Pedidos de parcerias e anúncios use a área de contato
-Não faça calunias, difamações, menos ainda citações preconceituosas.
-Só inclua links relevantes ao assunto abordado.
-Não faça Span,não faça span,e não faça span!
Obrigado. Maria Angélica gonçalves , Agradece e Volte sempre!

Pesquisar